Bool
Booleans são representados por Bool
em Swift. Para criar uma instância deste tipo, é necessário utilizar os valores literais true
ou false
, ou por atribuir o resultado de algum método ou operação que retorne um Bool
a uma variável ou constante.
Geralmente booleans são utilizados para checar se uma condição está sendo satisfeita para que o programa possa executar determinada lógica ou para decidir se uma tela pode ser exibida para o usuário.
O Tipo Boolean
Um Boolean só pode ter dois possíveis valores, o que nos lembra muito a linguagem binária utilizada por computadores, programas, peças de hardware, etc. É importante saber como empregar este tipo de dado para poder usá-lo com sabedoria em suas aplicações.
Comparação
É possível utilizar uma série de métodos para fazer comparações entre valores que no fim vão resultar em um valor booleano, permitindo tomar decisões em cima deste resultado:
Operadores Lógicos
Para criar uma lógica mais sofisticada, hora ou outra será necessário utilizar operadores lógicos para comparar valores booleanos.
Mais informações sobre operadores podem ser encontradas no link:
https://docs.swift.org/swift-book/LanguageGuide/BasicOperators.html
Funcionalidades de um Bool
Existem funcionalidades extras que vem por padrão em um valor do tipo booleano que podem acabar sendo bem úteis.
.toggle()
Serve para alternar o valor que um boolean está armazenando. Pelo fato de só terem dois valores possíveis, ele tornará um valor verdadeiro em falso e um valor falso em verdadeiro.
.random()
Retorna um valor true
ou false
escolhido aleatoriamente.
Métodos que retornam Bool
Existem também diversos métodos que retornarão um valor booleano para indicar se o resultado da operação foi um sucesso ou não.